19ª Semana da Pessoa Idosa

por - 19 setembro






Abertura da 19ª Semana Municipal da Pessoa Idosa contou com apresentações musicais


Centenas de pessoas participaram nesta segunda-feira, dia 18, da cerimônia da 19ª Semana Municipal da Pessoa Idosa“Valorizar a pessoa idosa é valorizar a si mesmo”, aberta pelo vice-prefeito e secretário de Educação, Cultura, Esportes e Lazer (Secel), Alexandre Zeitune, que representou o prefeito Guti, no Teatro Adamastor.  A programação vai até sábado, dia 23, e inclui diversas atividades gratuitas para munícipes com idade a partir de 60 anos, como Encontro de Corais, palestras, cinema, oficinas, práticas esportivas, Bailes da Terceira Idade, Festival de Talentos, Turismo Corporativo, orientações sobre empreendedorismo, entre outras.
O vice-prefeito destacou a vitalidade e experiência da terceira idade. “Vemos aqui a felicidade, a pujança e a força da melhor idade, nossa referência. É possível construir uma cidade melhor mesmo com os problemas, por meio de solução colaborativa das secretarias e parceria com o Legislativo, Judiciário, Conselhos e principalmente com a população para termos uma cidade melhor”, disse Alexandre Zeitune.
O tema da Semana “Valorizar a pessoa idosa é valorizar a si mesmo” foi tratado pelo secretário de
Desenvolvimento e Assistência Social (SDAS), Arão dos Santos Silva. “Nós precisamos mostrar na prática que a Prefeitura de Guarulhos valoriza a pessoa da melhor idade e esta semana, que está se iniciando hoje, tem por finalidade permitir que nossos queridos idosos participem de atividades e programas voltados para sua autoestima, o envelhecimento digno e ativo”, explicou o secretário.

Já o presidente do Conselho Municipal pelos Direitos da Pessoa Idosa (CMPI), João Batista Nunes, falou da importância da Semana. “É um evento importante porque é a comemoração da vida, da longa vida e, graças a Deus, a qualidade de vida aumenta cada vez mais. A finalidade é conscientizar a sociedade sobre o envelhecimento e a luta por políticas públicas para este setor”, afirmou Nunes.
Na visão do secretário de Assuntos Difusos, Lameh Smeili, a terceira idade é uma fase em que se busca tranqüilidade. “Falar da pessoa idosa é falar de todos nós. É falar de nossa própria vida, não importa nossa idade. Uma hora chegamos a esta idade, em que o ser humano precisa ter tranqüilidade de uma vida digna, saudável e feliz”, disse.
A iniciativa é do CMPI, em conjunto com a Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social (SDAS) e apoio da Secretaria de Assuntos Difusos e Subsecretaria de Políticas para o Idoso.
Participaram do evento o secretário de Saúde, Sérgio Iglesias, subsecretário de Políticas para o Idoso, Walid Shuqair, a secretária-adjunta de SDAS, Claudia Papotto, além de representantes do Legislativo Municipal e diversos membros do secretariado.

Programação:
Dia 19 - 9 horas, Encontro de Corais, no Adamastor Centro (avenida Monteiro Lobato, 734, Macedo);
Dia 20 – 10 horas – Cinema no Shopping Bonsucesso (avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira, 5.308, Pimentas); 10 às 18 horas -  Sebrae Empreendedor -  orientação sobre como abrir um negócio, gestão empresarial e como sair da informalidade, no Adamastor Centro;
Dia 21 – 14 horas – palestra “A importância das atividades cognitivas para um envelhecimento saudável, com a diretora do Instituto Paulista de Geriatria e Gerontologia (IPGG), a doutora em Ciências Públicas, Mestre em Saúde Pública e fisioterapeuta, especialista em Gerontologia, Rosamaria Rodrigues Garcia, no Salão de Artes, no Adamastor Centro; 15 horas - Oficinas de memória, dança sênior e estúdio de fotos, em parcerias com a Subsecretaria da Juventude, Centro de Referência à Saúde do Idoso (Ceresi), UBS Inocoop e Subsecretaria da Juventude, no Salão de Artes, do Adamastor Centro;
Dia 21 - 9 às 12 horas – Dia de Promoção à Saúde - atividades esportivas e corporais, orientações de promoção à Saúde, orientações jurídicas (OAB Seccional Guarulhos), apresentação de danças, coral, oficinas e exposição de artesanato, na tenda do Bosque Maia e quadras esportivas; 14 às 18 horas -  Baile da Terceira Idade, com participação do Cowboy Félix e da dupla Tânia e Kadu, na praça central de eventos do Shopping Bonsucesso (estrada presidente Juscelino Kubitscheck de Oliveira, 5.308, Jardim Albertina);
Dia 22 – 9 horas – Turismo corporativo com idosos previamente inscritos para atividades; 14 às 18 horas – Baile da Terceira idade com show de Cowboy Félix, Vera Bianca e Guaru, no Lions Clube (rua Lions, 616, Vila Rio de Janeiro)
Dia 23 – 9 às 12 horas -  Festival de Talentos com danças, cantos e diversas apresentações artísticas, no auditório da Faculdade Eniac (rua Força Pública, 89, Centro).

VEJA TAMBÉM

0 comentários