Cemear recebe 5ª Conferência Municipal de Cultura

por - 25 setembro


Nos próximos dias 29 (sexta-feira, das 18 às 22 horas) e 30 (sábado, das 8 às 20 horas), a Prefeitura de Guarulhos, por meio da Secel – Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, realiza a 5ª Conferência Municipal de Cultura no Centro Municipal de Educação e Artes – Cemear, à rua Abílio Ramos, 122, no Macedo.
Nesta edição, a Conferência Municipal de Cultura realizará os trabalhos a partir do tema “Cultura como Vetor de Desenvolvimento Social e Econômico no Brasil”, cuja abordagem tem como um de seus principais desafios o debate sobre o cenário atual, considerando a função da administração pública para indução, zelo pelos recursos, produção e fruição cultural na cidade.
No dia 29, o credenciamento começa às 17 horas e se encerra às 20h30. A abertura será às 19 horas e contará com uma programação cultural.  Em seguida, acontece a leitura e aprovação do Regimento Interno, documento que organiza as atividades do evento.
Já no dia 30, os trabalhos têm início pela manhã, com credenciamento a partir das 8 horas. Logo após a plenária, os participantes se dividem em salas temáticas, de acordo com os eixos: Economia da cultura e novas tecnologias; Infraestrutura cultural, integração e desenvolvimento; Cultura e sustentabilidade; Democracia, cidadania e diversidade; Política cultural, gestão e capacitação; e Preservação e salvaguarda do patrimônio cultural.
À tarde, os participantes discutem ainda os painéis temáticos das categorias Artes Visuais, Audiovisual, Cultura Popular, Dança, Hip Hop, Livro e Literatura, Música, Samba, Teatro e Associações Culturais. 
De acordo com Darlan Cavalcante, um dos responsáveis pela organização da 5ª Conferência Municipal de Cultura, os eixos escolhidos tratam de diferentes, mas articuladas, dimensões do tema da Conferência. “Precisamos falar sobre as potencialidades e dificuldades que as novas tecnologias trazem para a produção cultural e debater sobre as estruturas necessárias para a difusão e circulação desta produção. Também é necessário compreender a capacidade do setor cultural gerar empregos, renda e movimentar a economia”, esclarece.
Dentre os objetivos da Conferência estão a proposição de estratégias para consolidação dos sistemas, ferramentas e instituições de participação e controle social na gestão das políticas públicas de cultura, proporcionar aos artistas o acesso aos meios de produção, coletar subsídios para construção do Plano Municipal de Cultura, entre outros.
Para mais informações, acesse o regulamento da 5ª Conferência Municipal de Cultura, disponível emhttp://grucultura.guarulhos.sp.gov.br/projeto/478.
Serviço:
5ª Conferência Municipal de Cultura
Data:
Sexta-feira – 29 de setembro, das 18 às 22horas
Sábado - 30 de setembro,  das 8 às 20horas
Local: Centro Municipal de Educação e Artes – CEMEAR
Endereço: Rua Abílio Ramos, 122 – Macedo
Programação:
29 de Setembro
17h00 – Credenciamento, até 20h30.
19h00 – Abertura
20h30 – Leitura e aprovação do Regimento Interno
22h00 – Encerramento
30 de Setembro
08h00 – Credenciamento, até 9h30
09h00 – Plenária
09h30 – Salas temáticas (Eixos)
13h00 – Intervalo
14h00 – Salas temáticas (Linguagens)
16h00 – Eleição do Conselho Municipal de Políticas Culturais
16h30 – Eleição do Conselho Diretor do FunCultura
17h00 – Plenária Final
18h00 – Encerramento

VEJA TAMBÉM

0 comentários