Alunos de musicalização infantil são destaques do final de semana no Cemear

por - 22 novembro


A apresentação dos grupos de Musicalização Infantil e o Projeto Primeiras Notas são o destaque das atividades do Conservatório Municipal de Guarulhos no próximo domingo, dia 26, às 15 horas. O concerto, que acontece no Auditório do Centro Municipal de Educação e Artes (CEMEAR), tem entrada gratuita e classificação livre.
Durante a apresentação, crianças e adolescentes entre 7 e 14 anos abordarão um repertório diversificado e com diferentes formações instrumentais, com foco na prática musical em conjunto. Já o Projeto Primeiras Notas é destinado a crianças entre 10 e 12 anos. Coordenado pela professora Vaneska Barros, o Projeto destaca músicas como “Yellow Submarine” (Beatles), “Superman” (John Williams), “Sonata em F Maior” (G. Ph. Telemann) e “We are the Champions” (Queen).
Outros Projetos
No dia 28, terça-feira, o Grupo Trompete.com se apresenta às 20 horas, também no Cemear. Coordenado pelo Roberto Gastaldi, o projeto busca trabalhar as linguagens pertinentes a cada estilo musical, aplicadas ao trompete como samba, bolero, xote, música barroca, entre outros, priorizando a execução técnica, aperfeiçoamento das articulações, sonoridade, dinâmica e andamentos.
A apresentação conta ainda com a participação especial do maestro Marcelo Mendonça. No repertório do Grupo há canções como “A vida de viajante”, de Luiz Gonzaga, “Cantaloup Island”, de Herbie Hancock, “Não deixe o samba morrer”, de Edson e Aloisio, “Maracangalha”, de Doryval Caymmi, “Blue Moon”, de Richard Rodgers e Lorenz Hart, entre outras.
Na quarta-feira, dia 29, às 20 horas, os alunos do Projeto Cordas, pra que te quero? Apresentam repertório dedicado ao ensino de violão pelo método de cifras.
O trabalho é realizado pelo professor Victor Castellano e destinado a jovens e adultos que já tocam violão e têm interesse em aprofundar o conhecimento da linguagem musical, desenvolvendo-se na leitura de partituras. O repertório a ser trabalhado faz junção à música popular, folclórica e erudita num mesmo patamar.
A apresentação dos Grupos Caminhos da Percussão e Técnicas da Percussão na quinta-feira, dia 30, às 20 horas, no Cemear tem como base composições escritas pelo coordenador Ricardo Barreto Ramesh, desenvolvidas e adaptadas de acordo com o empenho e comprometimentos dos participantes.
Caminhos da Percussão é um projeto que tem como foco a pesquisa dos principais ritmos brasileiros, cubanos, africanos e orientais com sua grade rítmica através de sua história, localização, pesquisa de instrumentos musicais tradicionais, atuais, folclore e folguedos. Dentre as composições que serão apresentadas estão: “Samba no Pelô”, “Umbigada no Samba”, “Samba duro para amolecer”, “Baião de Louco”, “Maracuteando”, “Maculo funkelelê”, “Marchando”, entre outras.
Serviço:
Apresentação dos Grupos Permanentes do Conservatório Municipal de Guarulhos
  • Musicalização Infantil e Projeto Primeiras Notas
Data: domingo, 26 de novembro
Horário: 15horas
Local: Auditório do Centro Municipal de Educação e Artes
Rua Abílio Ramos, 122 – Macedo
  • Trompete.com
Data: terça-feira, 28 de novembro
Horário: 20 horas
Local: Auditório do Centro Municipal de Educação e Artes
Rua Abílio Ramos, 122 – Macedo
  • Cordas, pra que te quero?
Data: quarta-feira, 29 de novembro
Horário: 20 horas
Local: Auditório do Centro Municipal de Educação e Artes
Rua Abílio Ramos, 122 – Macedo
  • Caminhos da Percussão e Técnicas da Percussão
Data: quinta-feira, 30 de novembro
Horário: 20 horas
Local: Auditório do Centro Municipal de Educação e Artes
Rua Abílio Ramos, 122 – Macedo
Entrada gratuita
Classificação livre
Imagens: Eduardo Calabria / PMG

VEJA TAMBÉM

0 comentários