Prefeitura homenageia centenária de Guarulhos

por - 29 novembro


Moradora de Guarulhos há 70 anos, Maria Lourenço da Conceição faz parte do seleto grupo dos idosos com três dígitos na idade. Aos 105 anos, ela será uma das homenageadas com o 5º Troféu Centenário, que a Prefeitura irá entregar no dia 13 de dezembro, às 16 horas, no Adamastor Centro. Sem grandes problemas de saúde, apenas com a vista um pouco ruim e fraqueza nas pernas, a idosa baiana trabalhou na lavoura e atribui a longevidade à sua religiosidade.
Das muitas gestações que Maria teve, apenas um casal vingou. Nascida em Ubaitaba/BA, ela se casou aos 12 anos com marido 20 anos mais velho. Trabalhou pesado em uma fazenda de cacau e café ao lado dele, que morreu cedo, aos 48 anos. Viúva, por volta dos 35 anos mudou-se para Guarulhos com os dois filhos e um sobrinho que criava.
Morou no Picanço, São João, até mudar-se para a Cidade Soberana, onde vive acompanhada de uma bisneta casada, um tataraneto e uma cuidadora em uma casa com um vasto quintal coberto por plantas que ela mesma plantou. “Capinei tudo isto. Plantei verduras, abóbora, milho, banana, canela. Plantei de tudo aqui”, disse a centenária, que possui ainda cinco netos e oito bisnetos – todos a chamam carinhosamente de mãe.
Ela não cozinha mais e caminha com um pouco de dificuldade, sempre acompanhada de alguém. “Eu adorava cozinhar cocada, que gosto muito. Também fazia moqueca com leite de coco, coentro e pimenta”, afirmou a baiana, que é evangélica e gostava de ir aos cultos da igreja. Entretanto, atualmente costuma receber a visita de membros da igreja para a realização de cultos em sua casa.
Apesar da idade, Maria continua vaidosa e faz aplicação de botox no longo cabelo branco que mantém penteado e preso. “A vida é boa. O segredo é a felicidade”, justificou a anciã que diz ter tido muita alegria e satisfação em ajudar a criar os netos e bisnetos. A receita da longevidade, ela acredita ser a fé. “Sempre batalhei e venci com o poder de Deus”, finalizou.
Imagens: Fábio Nunes Teixeira / PMG 

VEJA TAMBÉM

0 comentários