Conceitos filosóficos do filme Matrix é tema de encontro no Teatro Padre Bento

por - 14 junho


Alguns dos temas filosóficos centrais do filme Matrix (EUA, 1999, 135min) serão abordados durante o próximo encontro do Projeto Música e Filosofia, que acontece neste domingo, dia 17 de junho, às 11h, no Teatro Padre Bento. O evento tem entrada gratuita e classificação livre.
Iniciativa da SECEL – Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer – e da Organização Internacional Nova Acrópole – Filosofia, Cultura e Voluntariado, o projeto oferece aos participantes aprendizados fundamentais para uma formação humanística. 
No encontro deste domingo, que mantem o formato de palestra e apresentação musical, o palestrante Uibirá Silva Barreto abordará alguns dos conceitos filosóficos presentes ao longo da narrativa de Matrix para questionar o que é realidade e qual o verdadeiro caminho do ser humano.
Ainda durante o encontro, o músico Lucas Martins apresentará repertório com músicas eruditas e populares, canções como “Baião de Lacan”, “Di menor”, “Senhorinha”, de Guinga, “Dyana”, de Alessandro Penezzi, “Valsa sem Nome”, de Baden Powell, “Estudo nº 1”, de Villa Lobos, além de composições autorais. 
Sobre o palestrante e o músico
Engenheiro civil formado pela Universidade Federal de Juiz de Fora, Uibirá Silva Barreto é membro da Organização Internacional Nova Acrópole desde 2002. Nos últimos anos, vem atuando em diversos cargos e atividades como voluntário. Formado como instrutor de Filosofia em 2006, ele ministra vários cursos e palestras. Em 2012, abriu a sede da Nova Acrópole em Guarulhos, onde atua como diretor e também como voluntário.
Lucas Martins começou a estudar violão erudito aos 13 anos com o professor Manuel Carvalho, pai do luthier Samuel Carvalho. Ingressou na Escola Municipal de São Paulo aos 16 anos, estudando por quatro anos com o concertista Paulo Porto Alegre, e com os professores de teoria musical Marizilda Hein e Hermes Jacchieri. 
Serviço:
Projeto Música & Filosofia
Quando: domingo, 17 de junho
Horário: 11 horas
Teatro Padre Bento
Rua Francisco Foot, 3 - Jardim Tranquilidade, Guarulhos
Entrada gratuita
Classificação: livre
Por Carla Maio
Publicado em 13/06/2018, às 11:29

VEJA TAMBÉM

0 comentários