Adamastor Centro recebe exposição do nigeriano Chikezie Paul Nwamgburuka

por - 31 agosto


Entre os dias 5 de setembro e 17 de outubro, diariamente das 9h às 22h, o Salão de Exposições do Adamastor Centro recebe “Misturas Africanas”, mostra de trabalhos do artista plástico nigeriano Chikezie Paul Nwamgburuka. A entrada é gratuita e a classificação, livre.
A exposição conta com pinturas em acrílico e máscaras africanas, nas quais sua percepção das experiências e estilo é evidenciada de forma criativa. As máscaras elaboradas com elementos naturais, pinturas diversas em arte moderna, além de formas, desenhos e cores vibrantes expressam abstrações e registros da ancestralidade do artista.
Tanto na abertura da exposição, que acontece no dia 5, quarta-feira, às 19h, quanto no encerramento, Chikezie Paul Nwamgburuka terá a oportunidade de conversar com os visitantes sobre suas experiências de vida e artísticas.
Dentre as obras expostas estão “Vida de Sertão”, que mostra a rotina de mulheres africanas durante seus afazeres domésticos, transmitindo riquíssima cultura através da culinária, e “Dia de Feira”, na qual é retratado o ritmo frenético de mulheres se acotovelando em feiras completamente repletas de visitantes buscando seus produtos e ao mesmo tempo desfilando suas formas, cores e silhuetas.
Sobre o artista
O Artista Plástico Chikezie Paul Nwamgburuka possui formação em Artes Plásticas pelo Institute Of Textile Technology, Arts and Design, desde 1991, em Lagos na Nigéria. Suas obras mesclam suas experiências de vida e transitam pela infância em Lagos, em uma aventura adolescente pelo deserto do Saara até sua chegada à periferia de São Paulo, em 1996. Atualmente trabalha entre São Paulo e Guarulhos, e possui ateliê no município de Guarulhos, desde 1997.
Há em seu currículo a confecção de mais de duas mil artes, dentre telas: esculturas, máscaras, estamparia e confecção de peças com temas variados que vão permeando tanto a realidade quanto o imaginário de todos nós. Suas obras se baseiam no entendimento de que é preciso compreender cada vez mais o negócio do cliente, seus anseios, necessidades e objetivos e, com isso gerar credibilidade e fidelização através dessa arte. Atua, também, como contador de histórias africanas para diferentes públicos, professor em oficinas de arte e pintura, dialetos yorubá, bende e ibo.
Serviço
Exposição “Misturas Africanas”
Data: de 5 de setembro a 17 de outubro
Horário: diariamente das 9h às 22h
Salão de Exposições do Adamastor Centro
Av. Monteiro Lobato, 734 – Macedo – Guarulhos/SP
Entrada gratuita
Classificação livre
Imagens: Divulgação/ PMG

VEJA TAMBÉM

0 comentários