Parlamento Juvenil do Mercosul irá levar jovens para viagem ao Uruguai

por - 13 agosto

O Ministério da Educação está realizando a quinta Seleção Nacional do Parlamento Juvenil do Mercosul (PJM 2018). O projeto internacional irá escolher uma delegação de 27 jovens parlamentares para representar o Brasil por dois anos e ganhar uma viagem ao Uruguai para encontro com outros participantes. O programa é uma oportunidade para quem deseja tentar concorrer a bolsas de estudo no futuro. Certamente um programa de liderança desse tipo conta bastante no currículo.

Como se candidatar e concorrer à viagem ao Uruguai

Para concorrer a uma vaga na delegação e ganhar a viagem ao Uruguai, o estudante deve elaborar um projeto com orientação de um professor. O seu objetivo deve ser propor ações que estimulem a participação de jovens no ambiente escolar. Ele deve contemplar a realidade local do candidato, tanto escola quanto Unidade da Federação.
As inscrições devem ser feitas por e-mail no ai@mec.gov.br até as 23h59 do dia 9 de setembro. Os interessados devem anexar à mensagem os seguintes documentos:
  • Formulário de Inscrição (disponível aqui);
  • Projeto de autoria própria com orientação de um professor e assinado pelos dois (modelo aqui);
  • Carta de recomendação do professor, assinada e digitalizada (formato pdf);
  • Termo de ciência e autorização (modelo) assinado pelos pais e digitalizado.

Sobre a seleção dos candidatos

A seleção será composta por três etapas eliminatórias: seleção de projetos, confirmação das candidaturas e eleição. Na primeira fase, serão selecionados os quatro melhores projetos de cada Unidade da Federação. Os critérios de avaliação são originalidade, justificativa, relevância, viabilidade e linguagem e estruturação.
O resultado da seleção deve ser publicado em 9 de outubro. Quem tiver seu projeto selecionado deverá apresentar alguns documentos:
  • Cópia do documento de identidade (RG);
  • Cópia do CPF;
  • Autorização de cessão de imagem e som e propriedade intelectual (assinada pelo estudante ou pelo responsável, caso o candidato tenha menos de 18 anos);
  • Comprovante de matrícula da Instituição sobre a atuação regular do/a estudante.
Após o envio, os estudantes irão receber dados de acesso ao site do PJM, onde deverão inserir os seus materiais. Os projetos vão ficar disponíveis no portal para consulta pública. Eles passarão por uma votação eletrônica no período de 19 a 23 de novembro. Estudantes de 14 a 18 anos que estejam no ensino médio são considerados eleitores e podem se cadastrar no site para voltar.
O resultado com o nome dos candidatos escolhidos que irão ganhar a viagem ao Uruguai será divulgado no dia 10 de dezembro. Os selecionados deverão enviar uma autorização para viagem internacional assinada pelos pais e autenticadas em cartório.

VEJA TAMBÉM

0 comentários