Aulas de arte com alunos da EJA abordam o folclore brasileiro

por - 06 setembro



Ao longo do mês de agosto, os alunos da professora Edna Boarato Barreiros Rocha, dos ciclos I e II da EJA da EPG Dr. José Maurício de Oliveira, abordaram a riqueza e tradição do folclore brasileiro por meio das festas populares, repletas de danças, vestimentas, culinária e religiosidade. Juntos, eles fizeram inúmeras descobertas sobre o modo de se expressar artisticamente, confeccionando vestimentas folclóricas e máscaras, utilizadas durante apresentação na unidade escolar.
Durante as apresentações, que aconteceram no último dia 31 de agosto, os alunos tiveram a oportunidade de se expressar corporalmente em danças como Bumba Meu Boi, ao som de “Festa do Boi”, da Banda Carrapicho, Bois Garantido, com a música “Vermelho”, de Fafá de Belém, e Caprichoso, com a música “Tic, Tac”, da Banda Carrapicho.
Outra apresentação marcante foi sobre a música “Mestiçagem”, de Antonio Nóbrega, que cita as diferentes etnias que formam o povo brasileiro, dentre os quais índios, afrodescendentes e europeus. “Ao se apresentarem com o som desta música, os alunos dançaram e desfilaram com máscaras representando estas etnias”, explica a professora Edna. 
Ao final, os alunos dançaram ao som da música “Aquarela do Brasil”, segurando bandeiras do Brasil. Em meio às apresentações, ainda sobrou tempo para assistirem vídeos sobre O Folclore Brasileiro, as lendas do Boto, Saci Pererê e Lobisomem. Alguns alunos também elaboraram textos sobre a lenda do Bumba Meu Boi. 
O sucesso da atividade ficou evidente na satisfação de quem assistiu e aplaudiu, de pé, os alunos. A professora Edna relatou ainda que, a diversão foi tanta, que alguns filhos de alunos quiseram dançar também, o que enriqueceu ainda mais o evento.
 Por Carla Maio
Publicado em 06/09/2018, às 09:53

VEJA TAMBÉM

0 comentários