CULTURA-GUARULHOS EM PARCERIA COM A SECRETARIA DE ESTADO DA CULTURA DE SÃO PAULO PROMOVEM ENCONTRO REGIONAL

por - 21 setembro

Foto: Fabio Nunes Teixeira/PMG
A cidade de Guarulhos recebeu na manhã desta sexta-feira, 21, um dos sete encontros do Fórum Regional da Rede de Pontos de Cultura, no Adamastor Centro. O evento, preparatório para o Fórum Estadual, previsto para acontecer em dezembro, é uma iniciativa da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo que contou com as presenças do secretário da Cultura de São Paulo, Romildo Campello, do diretor de Cultura de Guarulhos, Tiago Ortaet, da presidente do Conselho Municipal de Política Cultural, Josefa Leôncio, da Agente Mobilizadora dos Pontos de Cultura, Natália Cunha, e demais autoridades. 
De acordo com o secretário Romildo, iniciativas como a do lançamento do Edital de premiação dos Pontos de Cultura, uma das pautas do encontro em Guarulhos, permitem o fortalecimento do desenvolvimento e o reconhecimento da produção cultural em todo o Estado: “Nosso maior anseio é divulgar ao máximo a premiação prevista pelo Edital, cujo lançamento deve acontecer em alguns dias, de forma a alcançar a maior participação possível dos Pontos de Cultura, que podem ser contemplados com mais de 540 prêmios”, observou o secretário. 
Tiago Ortaet cumprimentou os participantes do Fórum e ressaltou a importância da iniciativa: “Estamos aqui reunidos para debater sobre o progresso da Cultura na cidade de Guarulhos e no Estado de São Paulo, aqui entendida como desenvolvimento humano e social. É com grande alegria que damos um passo adiante rumo a políticas públicas da área cultural para a nossa cidade”, comemorou Ortaet.
O Edital
Durante o Fórum, André Pomba Cagni, coordenador da Unidade de Fomento à Cultura e gestor responsável pelo convênio Pontos de Cultura 2018, apresentou aspectos essenciais do Edital, e ofereceu aos participantes informações sobre as inscrições, documentação necessária, categorias, entre outros. 
De acordo com Pomba, há duas categorias de premiação: a financeira, na qual serão premiados 144 Pontos de Cultura, sendo 100 Entidades Jurídicas Sem Fins Lucrativos e 44 Coletivos sem CNPJ, que alcançarem o melhor posicionamento no processo de seleção. Os premiados receberão o valor integral bruto de R$ 60.000,00 (sessenta mil reais); e kits culturais, na qual 400 entidades Jurídicas Sem Fins Lucrativos selecionadas como Ponto de Cultura, poderão optar por um dos dois Kits Culturais fornecidos pela Secretaria de Estado da Cultura: Kit Audiovisual ou Kit Musical no valor de R$ 12.000,00 (doze mil reais) cada Kit.
O Edital dos Pontos de Cultura torna-se possível por meio de repasse de recursos financeiros da Política Nacional de Cultura Viva, Lei nº 13.018/2014, que visa fomentar o reconhecimento, articulação e fortalecimento da Rede Cultura Viva no Estado de São Paulo, com o propósito de reconhecer ações de formação; assistência e intercâmbio; participação social e mobilização em rede; informação, promoção e comunicação.
“Vivemos um momento em que é preciso agregar ao invés de segregar, por isso, é muito importante que a Cultura possa atuar como um meio para se conquistar novos avanços nessa área”, observa Pomba.
Guarulhos: cidade pioneira no campo da Cultura
Sobre a escolha de Guarulhos para sediar um dos sete encontros de lançamento do Edital e preparatórios para o Fórum Municipal, Pomba enfatiza a importância do empoderamento das cidades da Grande São Paulo como difusoras da Cultura em todo o Estado. Vale lembrar que, em 2004, o lançamento do Programa Cultura Viva pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo também aconteceu em Guarulhos, cidade pioneira pelo trabalho realizado no campo da Cultura. 
Além de Guarulhos, a Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo realizou fóruns em diferentes munícipios, como Tatuí, Santos e Araras. Depois do encontro em Guarulhos, os fóruns acontecem também nas cidades paulistas de Batatais (dia 22), Marília (dia 28) e Jacareí (dia 29).
Para mais informações, acesse: https://pontosdeculturasp2018.wordpress.com
Por Carla Maio
Publicado em 21/09/2018, às 15:14

VEJA TAMBÉM

0 comentários