VOCÊ CONHECE OS PLANOS DE GOVERNO DOS PRESIDENCIÁVEIS????

por - 25 setembro

Os planos de governo dos presidenciáveis é o espaço de maior explanação das ideias daqueles que disputam a corrida ao Planalto. A obrigação é imposta pela legislação eleitoral, que exige a apresentação das propostas defendidas pelo candidato na ocasião do registro da candidatura.
Há 40 dia das eleições à Presidência da República, o Justificando disponibiliza os planos de governo dos presidenciáveis mais bem colocados nas pesquisas registradas no Tribunal Superior Eleitoral.

Confira o plano de governo de cada candidato:


Considerando que o avanço em torno da pauta dos direitos sociais nos últimos anos questiona a efetivação dos postulados constitucionais sobre dignidade humana, direito sobre o corpo e autodeterminação, acesso à saúde, previdência e assistência social. Questões específicos como a legalização do aborto, a lei de drogas, o encarceramento em massa entram no cenário das eleições 2018 de forma decisiva.
Em uma sociedade que  tem a terceira maior população carcerária no mundo e insiste em reproduzir o modelo ineficaz de “guerra às drogas”, todos os candidatos precisam incluir em suas políticas públicas ações que respondam à violência do estado policial que mata um jovem negro a cada 23 minutos,  segundo a ONU.
Já o encarceramento em massa encarado dentro do espectro da desigualdade social, levam os presidenciáveis a enfrentar um quadro nacional com cerca de 70% dos presídios brasileiros com problema de superlotação, uma vez que a capacidade total dos presídios brasileiros é de 407 mil pessoas e nossa população carcerária se aproxima dos 700 mil presos em 2018.
Ainda sobre efetivação de direitos constitucionais, a falta de amparo legal por parte do Estado leva quatro mulheres a morrem por dia no Brasil em decorrência de abortos precários. O número alarmante, levantado durante a Pesquisa Nacional do Aborto, em 2016 coloca nos debates da corrida ao Planalto uma demanda por posicionamento dos candidatos sobre saúde da mulher e descriminalização do aborto.
Na série de matérias “Como seu candidato pensa”, o Justificando vêm explorando as propostas e opiniões dos candidatos acerca de temas relevantes à sociedade. Em declarações públicas, entrevistas, planos de governo se analisa os pontos singulares e comuns de cada presidenciável nos temas que agitam o debate público.

VEJA TAMBÉM

0 comentários