Poeta Bráulio Bessa é um dos destaques da Bienal do Livro de Guarulhos

por - 12 novembro


Imagem: Divulgação
A Bienal do Livro de Guarulhos “Páginas que Conectam” (30/11 a 09/12), receberá o poeta, escritor e youtuber Bráulio Bessa, no dia 8 de dezembro, a partir das 18h, no auditório principal.  Bessa, considerado um dos maiores ativistas da cultura nordestina no país, é consultor do programa “Encontro com Fátima Bernardes”, da Rede Globo.
Bráulio Bessa apresenta uma palestra/espetáculo baseada em sua história inspiradora no interior do Ceará que, sem precisar abandonar o sertão, criou o maior movimento virtual de divulgação da cultura nordestina no planeta e se tornou um dos mais importantes empreendedores sociais do país. Uma palestra repleta de elementos como poesia de cordel, causos da sabedoria popular, humor e, principalmente, a mais pura gaiatice cearense, tudo isso interligado à motivação, empreendedorismo e ao instinto batalhador e sonhador contido em cada um de nós.
Sobre Bráulio Bessa
Bráulio Bessa nasceu no município de Alto Santo, no Sertão do Ceará, no ano de 1986. Com 14 anos aprendeu a amar a poesia de seu conterrâneo Patativa do Assaré (1909-2002), depois que uma professora passou um trabalho escolar de pesquisa sobre o grande poeta de cordel.
“O neto de Dedé sapateiro”, como é conhecido em sua cidade natal, entrou em contato com a poesia de Patativa e se tornou um “fazedor de poesias”, como ele mesmo se define. Com grandes sonhos, ingressou na faculdade, no curso de Análise de Sistemas, que lhe motivou a criar um movimento na internet para divulgar e defender o povo e a cultura nordestina, do preconceito que aflora no resto do país.
Em 2012, Bráulio criou o blog “Nação Nordestina”, que logo conquistou milhares de seguidores. Com a força do projeto e o objetivo de divulgar a literatura de cordel, o poeta reuniu sua paixão pela cultura popular, pela poesia matuta de cordel e a internet, e em sua cidade natal, através do celular gravou um vídeo onde faz um protesto contra as drogas e postou na internet. O vídeo fez grande sucesso. Ciente do poder da mensagem que a literatura de cordel leva para as pessoas, Bráulio passou a gravar com frequência e postar suas poesias na mídia. Logo, seus vídeos conquistaram 100 milhões de visualizações.
O sucesso de suas poesias chegou ao ambiente da televisão e Bráulio passou a se apresentar em programas de entrevistas, onde declamava e contava suas histórias. Foi convidado pelo programa Encontro com Fátima Bernardes, da Rede Globo e com o sucesso conquistado passou a ocupar semanalmente um quadro intitulado “Poesia com Rapadura”.
Depois de um convite, Bráulio passou a fazer palestra como “grande empreendedor social”, e viaja por todo o país. Em 2017, lançou o livro “Poesia com Rapadura”, onde reúne como ele mesmo diz: “uma ruma de sentimentos e pensamentos de um fazedor de poesias”.
Bienal do Livro
Na Bienal do Livro “Páginas que Conectam” estão previstas palestras, encontro com autores, contação de histórias, debates e programas especiais para todas as idades, além da diversificada oferta de títulos por parte das editoras que estarão presentes no evento. Os professores da Rede Municipal receberão o CrediLivro: um benefício de R$150,00 que deve ser exclusivamente utilizado para aquisição de livros dentro da Bienal. 
Para conferir programação completa e informações sobre a Bienal do livro 2018, clique aqui.
Por Bárbara Braz
Publicado em 12/11/2018, às 12:44

VEJA TAMBÉM

0 comentários