Projeto teatral aborda a relação do ser humano com a natureza nos CEUs da cidade

por - 12 novembro

Educação por meio da arte que vai além do treino para se tornar um artista. Essa é uma das propostas do Projeto Teatro-Escola 360, uma iniciativa do Programa da Escola 360, da Secretaria de Educação. O projeto, do Polo CEU Ponte Alta, integrou a programação da Semana do Lixo Zero 2018, onde teve apresentações nos CEUs Pimentas, Bambi, Cumbica, Dutra, Paraíso-Alvorada e Ponte Alta para os alunos da Rede Municipal e para comunidade.
Os arte-educadores foram convidados pelos organizadores do Lixo Zero, da Prefeitura de Guarulhos, e criaram uma performance teatral intitulada “Mãe Terra”, que abordou a relação do ser humano com a Natureza: “Todos somos um!”. A apresentação falou sobre a relação de desprezo, abandono, transformada em relação de respeito, de cuidado e de amor.
Um trabalho de criação coletiva que potencializou não somente a aprendizagem de uma técnica, mas, acima de tudo, a integração de todos no grupo e na ampliação da consciência do mundo, da Natureza, do outro e de si mesmo.
Wânia Karolis, arte-educadora e coordenadora de programas educacionais da Escola 360, falou sobre a importância dessa experiência artística na vida dos arte-educadores e dos debates que aconteceram com o público, após as apresentações. “O Projeto Teatro-Escola 360 transforma as percepções do mundo, ajudando, inclusive, as pessoas se sentirem mais confiantes, corajosas, capazes, alegres e repletas de sonhos. Estou muito feliz porque essa é a nossa maior intenção com esse projeto”, relata emocionada Wânia Karolis.
Projeto Teatro-Escola 360
O Projeto Teatro-Escola 360 é uma proposta de ensino-e-aprendizagem sensível e criativa de práticas teatrais para as crianças, jovens e adultos das comunidades da cidade de Guarulhos, no qual se apoia nos projetos e políticas educacionais e culturais da Escola 360, um Programa de Governo da Prefeitura Municipal de Guarulhos.
O Projeto é coordenado pela arte-educadora Wânia Karolis, coordenadora de programas e projetos artísticos e educacionais da Escola 360, e mediado, pelo arte-educador Fabio Viana, do CEU Ponte Alta. 
Imagens: Divulgação

VEJA TAMBÉM

0 comentários