Prefeitura promove o 1º Encontro de Economia Criativa em Guarulhos

por - 18 abril

No próximo dia 23 de abril, das 9 às 12h, a Prefeitura de Guarulhos, por meio da Secretaria de Cultura, promove o 1º Encontro de Economia Criativa de Guarulhos, evento que marca as comemorações do Dia Mundial da Criatividade, celebrado no dia 21. O encontro, que acontece na Biblioteca Monteiro Lobato, no centro, é aberto ao público.
Dentre os convidados para compor a mesa de debates estão especialistas do setor criativo, privado e governamental, que oferecem aos participantes diferentes pontos de vista sobre o tema. André Pomba, empreendedor cultural e ex-diretor do Proac-SP; Durval Parreira, coordenador do APL (Arranjo Produtivo Local); Everton Soares, o Dj Pardal, da Consultoria e Marketing - Sunrise Digital, Solange Aparecida de Lima, consultora e assessora no campo da Economia Solidária, e Denise Antunes, coordenadora do Projeto Tear, são alguns dos participantes já confirmados.
O encontro tem como objetivo apresentar os principais resultados dos trabalhos relacionados à economia criativa no município e no Estado de São Paulo. Em Guarulhos, o Projeto Tear, serviço da rede de atenção psicossocial da Secretaria da Saúde, consolida¬-se como uma iniciativa pública de geração de trabalho e renda a partir da aproximação com o campo da economia solidária.
Economia Criativa
Economia criativa é o conjunto de negócios baseados no capital intelectual e cultural e na criatividade que gera valor econômico. Em 2018, a Organização das Nações Unidas (ONU) estabeleceu o dia 21 de abril como data oficial para celebrar o Dia Mundial da Criatividade. A iniciativa celebra o uso da criatividade e inovação para o alcance dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pela ONU em 2015 para “assegurar uma vida saudável, promover o bem-estar para todos, proteger o patrimônio cultural, reduzir impacto ambiental, gerir melhor recursos e resíduos”.
A indústria criativa estimula a geração de renda, cria empregos e produz receitas de exportação, enquanto promove a diversidade cultural e o desenvolvimento humano. Nesse sentido, ações de geração de trabalho e renda, tal qual o Projeto Tear em Guarulhos, se consolidam como uma iniciativa pública a partir da aproximação com o campo da economia solidária, gerando valores como cooperação, coletividade, solidariedade, sustentabilidade e porque não dizer desenvolvimento da criatividade.
Serviço:
1º Encontro de Economia Criativa de Guarulhos
Data: terça-feira, dia 23 de abril
Horário: das 9 às 12h
Local: Biblioteca Monteiro Lobato
Rua João Gonçalves, 439 – Centro/Guarulhos
Evento gratuito
Classificação livre
Por Carla Maio
Publicado em 15/04/2019, às 10:54
Editado em 17/04/2019, às 10:50

VEJA TAMBÉM

0 comentários