Documentário mostra a importância da Festa de Nossa Senhora de Bonsucesso

por - 24 maio


Foto: Divulgação
No dia 30 de maio, quinta-feira, às 20h, o Projeto Cine Cultura apresenta o documentário “Terra de Fé”, do diretor guarulhense Tico Barreto, no Cineclube do Adamastor Centro. A exibição, uma iniciativa da Secretaria de Cultura, tem entrada gratuita e classificação, livre. Após o documentário, haverá um bate papo com o diretor sobre o tema abordado no filme.
O longa-metragem mostra a fé, história e importância da Festa de Nossa Senhora de Bonsucesso para a cidade de Guarulhos. Por meio de depoimentos de pessoas que vivem na região de Bonsucesso, “Terra de Fé” remonta a época em que a imagem de Nossa Senhora foi trazida de Portugal e a igreja construída em taipas de pilão, em uma terra que cura, para recebê-la. Mais de duzentos e setenta anos se passaram entre canções, danças, união de povos e hinos de louvores, e todo mês de agosto, a fé se renova e a terra, o barro sagrado, cura.
O documentário
Em meados de 2009, o cineasta Tico conversou com pessoas da cidade sobre as manifestações culturais e religiosas em Guarulhos e, desses bates papos, ele compreendeu o limiar entre religiosidade e cultura ancestral. Em meio às pesquisas do Coletivo Cobra-Coral, que resgata músicas de povos, Tico conheceu a fotógrafa Marina Pinto, moradora do bairro de Bonsucesso. Foi Marina quem relatou a Tico a união de diferentes povos, dentre os quais católicos, indígenas e negros, que juntos fazem a carpição da terra do entorno da Igreja de Nossa Senhora de Bonsucesso, preparando o ambiente para receber os romeiros e realizar a centenária Festa. 
Encantado com a musicalidade que permeia todo esse processo de construção da Festa, Tico idealizou a produção de um longa-metragem, transformando seu olhar a cada depoimento de pessoas que esclareceram sobre a tradição. Essa vasta pesquisa de campo e coleta de rico material resultou na elaboração do documentário “Terra de Fé”, cujo conceito do sagrado feminino se faz muito presente. 
“O que mais me sensibilizou foram os discursos ecumênicos do padre e do bispo, segundo o qual a religião é um instrumento para unir os povos e somar forças para empreendimentos em comum, como a própria construção da igreja”, explica Tico. 
Em meio aos preparativos para a Festa da Carpição, Tico conheceu a “terra benta”, abençoada pelo padre, um símbolo muito forte da santidade e da fé das pessoas. 
Serviço:
Projeto Cine Cultura – Terra de Fé
Data: quinta-feira, 30 de maio
Horário: 20h
Local: Cineclube do CME Adamastor
Av. Monteiro Lobato, 734 – Macedo – Guarulhos 
Classificação: Livre
Entrada: Gratuita
Por Carla Maio
Publicado em 22/05/2019, às 13:22
Editado em 23/05/2019, às 08:58

VEJA TAMBÉM

0 comentários