Quem é o ator guarulhense que está famoso no Irã?

por - 17 maio

Foto: Divulgação
Aos 34 anos, o ator Thiago Matos tem vivido um momento profissional crescente. Matos detém em seu currículo dois longas metragens internacionais e participação em diversos espetáculos teatrais renomados por todo Brasil. Simultaneamente, brilha em sua carreira como produtor de elenco e atua em clipes musicais, curta metragens, cinema e teatro. É sócio proprietário e professor da Academia de Teatro DR&T, localizada no centro de Guarulhos.
A equipe de reportagem do SE Informe fez algumas perguntas para Matos, para conhecê-lo melhor e saber desse momento incrível de sua carreira.
SE Informe: Como surgiu a indicação para entrar no Cinema iraniano? 
Matos: Tudo aconteceu através da indicação de um super amigo, o Osvaldo Coelho, que estava envolvido na produção, sinceramente eu não esperava passar no teste, nunca tinha participado de um projeto tão grandioso assim. 
SE Informe: No ano passado, você e o elenco brasileiro viajaram ao Irã, conte-nos como foi a viagem:
Matos: A viagem foi incrível, confesso que chorei de alegria algumas vezes e pensava: "Olha onde minha arte me trouxe!". O carinho que recebi dos iranianos é indescritível, todo esse sucesso e reconhecimento é resultado do trabalho desenvolvido no filme Texas, o primeiro longa metragem do qual participei.
SE Informe: O filme vem para o Brasil? Qual seu Personagem? Vai ter Texas 3? 
Matos: Creio que virá para o Brasil em breve. Meu personagem é um "mafioso atrapalhado". Faço dupla com ator Adriano Toloza, que segue a linha "bandido durão", o papel que encaro transparece um "bandido medroso". O Texas 3 vai acontecer, creio ainda este ano no Brasil, segundo informações, o roteiro já esta sendo escrito.
SE Informe: Qual personagem mais gostou de interpretar?
Matos: Cada personagem tem um significado especial, mas a personagem Rita Rosa, do espetáculo teatral “Um Estranho Professor de Gramática” de Wilson Fumoy, foi um marco na minha vida. Era incrível ouvir do público depois da apresentação: "Nossa é um homem!", era um sinal que a interpretação foi muito boa.
SE Informe: O Irã é um país com cultura e culinária inusitadas. Quais foram as suas impressões com o que o país tem a oferecer nesse sentido?  
Matos: A culinária é bem diferente da nossa, algo realmente inusitado. Sobre a cultura, algumas liberdades comportamentais que para nós brasileiros é comum, são bastante diferentes no Irã, como por exemplo, festas noturnas, bebidas alcoólicas, casais se abraçando no meio da rua, hábitos que lá são inéditos. Um dos programas preferidos dos iranianos é fazer piquenique entre seus amigos e familiares, eles frequentam muito salas de cinema, levando em consideração a alta produção de filmes no país. Sobre a comida, confesso que sou bem enjoado para comer (risos). Cheguei a experimentar algumas coisas, mas meu paladar acabou não se adaptando.
SE Informe: Qual sua ligação com a Cultura de Guarulhos?
Matos: Busco ser o mais participativo possível, tenho uma ótima relação tanto com Poder Público como com os artistas da cidade. Apesar de não conhecer todos os fazedores de arte, Guarulhos tem artistas incríveis. Sonho com uma cidade mais cultural, incentivada e valorizada artisticamente. O Centro Municipal de Educação Adamastor é meu lugar preferido, os funcionários daquele local são incríveis comigo. Tenho uma escola de teatro na cidade chamada Academia de Teatro DR&T, focada em transformação de pessoas, através de jogos teatrais para o desenvolvimento pessoal.
SE Informe: Planos e projetos para o Futuro?
Matos: Certamente aprender o inglês, só quem já teve uma experiência internacional sabe o quanto essa língua é necessária. Já estou me programando para realizar um intercâmbio em 2020. Agora no segundo semestre de 2019, estreamos um espetáculo com a atriz Kely Nascimento, minha primeira professora de teatro, pela qual tenho muito carinho e consideração.
SE Informe: Continua dando aula de Teatro?
Matos: Voltarei em agosto. Devido as gravações de inicio de ano no Irã, acabei não assumindo turmas, mas quem quiser fazer aulas de teatro, basta entrar em contato comigo através das minhas redes sociais ou procurar pelos canais de divulgação online da academia de teatro DR&T.
SE Informe: Qual conselho você daria para quem quer seguir essa carreira de Ator/Atriz?
Matos: Vou usar as belas palavras da atriz Fernanda Montenegro: “DESISTA! Essa vida não é fácil, não tem segurança e nem estabilidade, faça outra coisa da sua vida. Mas, se você não conseguir fazer outra coisa, se ficar doente por necessidade da sua arte, persista, sonhe, acredite, porque a arte te escolheu".


VEJA TAMBÉM

0 comentários