Projeto inclusivo do Conservatório de Guarulhos é tema de encontro na UFRN

por - 03 junho



Foto: Eduardo Calabria
Na última semana, o núcleo de inclusão musical “Música do Silêncio”, do Conservatório Municipal de Guarulhos (CMG) foi tema da Mesa Redonda “Ensinando Música ao aluno surdo: perspectivas da ação pedagógica” e oficina “Formação e Prática de uma Banda de Acessibilidade Total”, durante VII Encontro sobre Música e Inclusão na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). A iniciativa se propôs a discutir práticas inclusivas e perspectivas de ação em meio à construção de políticas públicas para pessoas com deficiência. 
Fábio Bonvenuto, coordenador do núcleo de inclusão do CMG e responsável por ministrar a palestra e oficina durante o Encontro, compartilhou os resultados do trabalho realizado para atendimento a pessoas com deficiência, apontando caminhos para a formação de bandas, o que permite o acesso à linguagem musical. 
“Os debates buscaram fortalecer os participantes a pensar em formas de incluir os alunos com deficiência em conjuntos musicais, possibilitando o acesso, mostrando os saberes e conteúdos necessários a essa inclusão, como a adaptação da metodologia, por exemplo, apontando ainda que a formação inicial dos professores deve abordar, sobretudo, a inclusão musical, uma forma sensível de se ampliar essa discussão”, observa Bonvenuto. 
Essa já é a terceira participação do Conservatório de Guarulhos no Encontro sobre Música e Inclusão na UFRN. Fábio Bonvenuto avalia que, a cada ano, novas experiências compartilhadas agregam conhecimento e novos olhares ao trabalho. 
“No sentido de ampliar o debate sobre o que pode e deve ser feito para haver, de fato, a inclusão musical, o diferencial do Música do Silencio é que ele se trata verdadeiramente, de um grupo inclusivo, em que alunos com deficiência convivem com pessoas sem deficiência, o que permite a troca de experiências e vivências que favorecem a inclusão por meio de valores como tolerância, amor ao próxima, respeito, entre outros. 
Para saber mais sobre o Conservatório Municipal de Guarulhos e o grupo Música do Silêncio, acesse: http://portaleducacao.guarulhos.sp.gov.br/portal/ 
 Por Carla Maio
Publicado em 03/06/2019, às 10:53

VEJA TAMBÉM

0 comentários