MÚLTIPLAS TONALIDADES DO VERMELHO

por - 12 agosto

Características da cor vermelha

A cor do coração é também a cor que melhor representa conceitos como poder, liberdade, dinamismo e energia. Não é a toa que muitas bandeiras nacionais e partidos políticos tem a cor como representante maior.
O vermelho é uma cor de extremos. Com ela é tudo ou nada. Dificilmente você passará por um ambiente vermelho sem ser atingido por ele. A cor tem o poder de elevar a pressão sanguínea e aumentar os batimentos cardíacos, por isso, pacientes hipertensos devem evitar o contato exagerado com o vermelho.
Já que sofre com depressão pode encontrar na cor uma grande aliada. Estudos comprovaram que pacientes depressivos se sentiram mais animados na presença da cor.
Outra característica interessante da cor vermelha é que ela é a mais forte e visível aos olhos humanos do que qualquer outra cor. Isso porque o comprimento de onda dessa cor é o maior entre todas as do espectro visível.
O vermelho também foi a primeira cor a ser utilizada na história humana. Pinturas rupestres datadas de 3500 a.C já utilizam a cor para narrar caçadas e outros eventos importantes do homem pré-histórico.

Tonalidades da cor vermelha

Impossível passar imune ao vermelho, não importa qual dos 105 tons da cor você escolher, ele sempre será marcante e intenso. Confira abaixo os principais tons de vermelho, seus significados e características:

Alizarina

A alizarina é um tom de vermelho intenso e profundo obtido, originalmente, da raiz de uma planta conhecida como garança. A alizarina foi utilizada durante milênios e caiu em desuso em 1869 quando o tom passou a ser obtido sinteticamente em laboratórios.

Amaranto

O amaranto é um tom de rosa avermelhado que representa a flor da planta amaranto. Um dos primeiros registros desse tom de vermelho surgiu em 1969.

Bordô

O bordô é considerado um dos tons mais elegantes e refinados de vermelho. A coloração desse tom situa-se em uma gradação mais escura e fechada de vermelho.

Borgonha

O tom Borgonha, também conhecido como vermelho vinho, tem esse nome por estar diretamente associado a cor dos vinhos da região da Borgonha, na França. O tom escuro e fechado é muito similar ao bordô.

Cardeal

O tom vermelho cardeal refere-se a uma graduação intensa e mais forte de vermelho, usada, sobretudo, pelos lideres da Igreja Católica, como forma de lembrar o sangue de Cristo derramado na cruz.

Carmesin

O carmesin é um tom de vermelho forte, brilhante e profundo com nuances de azul, fazendo-o a chegar a um certo grau de proximidade com o tom purpura. O corante carmesin era obtido através do corpo seco de um inseto conhecido como Kermes Vermilio, mas acabou caindo em desuso após a ascensão do corante carmim.

Carmim

O carmim é um dos tons de vermelho mais conhecidos e utilizados pela indústria. O tom forte e vibrante é obtido a partir da Cochonila do Carmim, um inseto parecido com o pulgão. O uso desse corante tem provocado reações em grupos de defesa animal, já que para produzir meio quilo de corante é necessário sacrificar cerca de setenta mil insetos.

Cereja

O cereja é um tom de vermelho com forte ligação com o rosa. O nome faz referência direta ao fruto.

Cornalina

O vermelho cornalina é um tom que puxa para o marrom e o alaranjado. O nome está relacionado a pedra de mesmo nome que possui essa coloração devido aos pigmentos de óxido de ferro encontrados em seu interior.

Magenta

O magenta é um tom de vermelho que abriga também tons de azul em sua composição. Erroneamente, esse tom muitas vezes é confundido com fúcsia, rosa vivido ou carmim. Uma curiosidade sobre o magenta é que ele não existe no espectro de cores, o tom é uma ilusão criada pelo olho humano.

Marsala

O marsala é um tom de vermelho profundo e intenso que está em alta principalmente na moda.

Orange Red

Vibrante e muito dinâmico, o tom Orange Red é a mistura entre vermelho e laranja, resultando em uma combinação que esbanja euforia e calor.

Persian Red

O Persian Red ou vermelho persa é um tom terra avermelhado com toque de laranja. O tom profundo e intenso é conhecido também como vermelho artificial. O primeiro registro da cor é datado de 1895.

Rubi

O tom Rubi faz menção a pedra preciosa que tem o vermelho fechado como cor principal.

Red Shine

O Red Shine é um tom de vermelho quente e profundo muito próximo a tonalidades como o amaranto e o carmesin.

Coral

O vermelho coral é um tom de laranja avermelhado, intenso e quente. A cor faz referência uma espécie de cobra.

Vermelho Falu

O vermelho falu tem origem em uma cidade sueca do mesmo nome e possui uma história interessante. A tinta usada para pintar as casas da cidade eram produzidas com restos de pigmentos de ferros oriundos das mineradoras locais. Os pigmentos acabavam conferindo a tinta um aspecto levemente enferrujado é a cor passou a ser conhecida como vermelho Falu, em homenagem a cidade.

Vermelho

O vermelho puro ou escarlate, como também é conhecido, é uma entre as três cores primárias. Profundo, quente, intenso, o vermelho puro é a primeira onda do espectro de cores e a mais visível aos olhos humanos. O vermelho é uma das cores mais fáceis de serem encontradas na natureza. Ela colore pedras, animais, insetos, flores, escamas, pelos e penas. No universo, o vermelho está presente dando cor a planetas e estrelas.

VEJA TAMBÉM

0 comentários