Alunos da EPG Graciliano Ramos encenam adaptação de obra infantil de Tiago Ortaet

por - 25 outubro

Imagem: Divulgação
O teatro do CEU Ponte Alta recebeu no último domingo (20), a apresentação teatral “Quem tem medo do medo?”, do grupo “Talentos da Multicultura”, que é inteiramente formado pelos alunos do 4º ano da EPG Graciliano Ramos e dirigido pela professora da Rede Municipal de Educação, Solange Borges. A proposta multidisciplinar visa abordar os medos presentes no universo infantil da sociedade contemporânea. No espetáculo, os atores mirins cantaram, dançaram, interpretaram e declamaram poesias encantando a plateia que lotou o teatro com familiares e pessoas da comunidade que prestigiaram o trabalho desenvolvido.
Entre os espectadores estava o prefeito Guti, que fez questão de prestigiar a apresentação. Antes do espetáculo começar, Guti foi até o camarim conversar com as crianças, tirar fotos e conversar sobre o espetáculo. Chamado ao palco, o prefeito destacou a importância do trabalho pedagógico, parabenizou  professora, alunos e a gestão escolar pelo feito e citou avanços da educação municipal.
O grupo teatral “Talentos da Multicultura foi criado a partir de um projeto de interdisciplinaridade em sala de aula. “Quem tem medo do medo” é uma obra infantil lançada em 2016, pelo autor Tiago Ortaet, diretor de Direitos Humanos da Prefeitura de Guarulhos, que prontamente cedeu os direitos autorais para que a obra fosse adaptada para a dramaturgia e se tornasse um espetáculo teatral.
Para Tiago Ortaet, é uma grande honra ver os seus textos infantis sendo encenados pelos alunos da escola pública. “Esse é um trabalho primoroso realizado pela professora que merece ser compartilhado com mais pessoas. A arte é o caminho mais prazeroso do saber” destaca o diretor, emocionado. Ortaet visitou a escola durante o processo de criação do espetáculo e acompanhou um dos ensaios onde foi questionado pelas crianças sobre sua carreira no teatro, sobre como surgiu a ideia de abordar o tema “medo” no livro e também sobre suas experiências como gestor público.
No final da apresentação, a professora Solange Borges, visivelmente emocionada, agradeceu a confiança dos pais dos alunos e todo o empenho dos atores mirins que brilharam no palco. “Essas crianças abraçaram o projeto e estou muito feliz pelo resultado de meses de preparação.” completou a professora aplaudida pelos presentes.
O evento ainda contou com entrega de certificados e com pedidos de novas apresentações em outros teatros da cidade.
Teatro na Escola
O CEU Paraíso Alvorada, com o apoio da Escola 360, também recebeu a apresentação teatral “Quem tem medo do medo", dos alunos da EPG Graciliano Ramos. O público alvo foi os alunos do Estágio II ao 5° ano da EPG Anísio Teixeira.
Durante a apresentação, foram destacadas diferentes situações do cotidiano, que muitas vezes podem vir acontecer dentro do ambiente escolar como o bullying e violências em geral.
Para o coordenador do CEU Paraíso Alvorada, Raphael Souza Ramos, receber o espetáculo na unidade do CEU foi muito importante, principalmente pela temática. “A peça aborda situações do nosso cotidiano e destacou diversas artes, como a música, expressão corporal, dança, canto e resgate de brincadeiras. Além de enfatizar à questão de valores, como respeito, solidariedade, amizade e amor. Foi muito especial”, destacou.
Por Bárbara Braz
Publicado em 23/10/2019, às 17:08

VEJA TAMBÉM

0 comentários