Oficina gratuita de produção de documentários na região do Pimentas

por - 02 outubro


Foto: Divulgação
Até o dia 15 de outubro, a Prefeitura de Guarulhos está com inscrições abertas para a Oficina Cultural: Introdução à produção de documentários de baixíssimo orçamento. Ministrada pelo educador popular e foto-cinegrafista Daniel Fagundes Souza, a oficina acontece no dia 19 de outubro, das 9h às 12h e das 13h às 17h30, e no dia 26 de outubro, das 13h às 17h30, no Centro de Integração da Cidadania (CIC), que fica na estrada do Capão Bonito, 53, região do Pimentas. 
Iniciativa da Secretaria de Cultura, a oficina é realizada em parceria com a Poiesis Organização Social de Cultura, Programa Oficinas Culturais da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo de São Paulo. Para se inscrever, interessados maiores de 16 anos devem acessar o link http://abre.ai/oficinadocumentarios. Ao todo são 20 vagas e a seleção é feita por ordem de inscrição.
Sobre a oficina
A oficina tem como objetivo estabelecer um paralelo entre a memória e a linguagem audiovisual exercitando diferentes modos de registrar a história de vida das pessoas, seus espaços de moradia, seus lugares de sociabilidade e as transformações sociais, geográficas e políticas ao longo do tempo. Provocando um olhar sensível e apurado da realidade através da produção de pequenos documentários realizados com equipamentos simples e muita criatividade. 
Sobre o mediador
Daniel Fagundes Souza é educador popular e foto-cinegrafista formado pelo Senac São Paulo. Se enamora já há mais de 13 anos com o audiovisual e com a fotografia, além da escrita e da música onde esteve imerso desde que nasceu. Assina a direção dos documentários “Imagens de Uma Vida Simples” sobre Solano Trindade, “Sangoma” sobre a saúde da mulher negra e “A primeira boca, a primeira casa: relatos sobre o novo batuque de umbigada”, grande parte de sua caminhada realizada em parceria com o Núcleo de Comunicação Alternativa. Tem artigos publicados sobre vı́deo popular e educação e foi um dos idealizadores da Revista do Vı́deo Popular (2008 e 2013). Foi organizador da antologia músico-literária do Sarau da Roça “Memorial Matuto” (Caramuja, 2015) e co-autor do livro “NCA: Entre a luz, a câmera e a ação!”, sobre os mais de 10 anos de existência do coletivo.  
Serviço:
Oficina Cultural: Introdução à produção de documentários de baixíssimo orçamento – Coordenação: Daniel Fagundes 
Datas: sábado, 19 de outubro, das 9h às 12h e das 13h às 17h30; sábado, 26 de outubro, das 13h às 17h30
Local: CIC - Guarulhos - Estrada do Capão Bonito, 53 - Jardim Maria de Lourdes - Guarulhos/SP
Inscrições: até 15 de outubro no link http://abre.ai/oficinadocumentarios
Indicação: maiores de 16 anos 
Gratuito
Para mais informações, ligue: (11) 2087-4160

Por Carla Maio
Publicado em 01/10/2019, às 12:17

VEJA TAMBÉM

0 comentários