ATIVIDADE DE ANÁLISE CRÍTICA - ENSINO MÉDIO (durante a quarentena)

O humorístico da TV Globo, roteirizado pelo comediante Marcelo Adnet, criou um clipe satirizando o atual governo federal, através da paródia de uma música do estilo funk; na encenação aparecem personagens caricaturados de ministros do governo e são exploradas frases polêmicas proferidas pelos gestores em entrevistas concedidas recentemente. Diante da obra apresentada, crie uma análise crítica (aproximadamente 20 linhas) sobre o clipe. 
Lembrando que essa é uma atividade de análise ARTÍSTICA E CULTURAL e não política; de modo que você pode sim, tecer comentários políticos livremente, porém o foco da atividade é analisar o contexto e as estratégias utilizadas pelo humorista, sua criatividade, seu impacto nas redes sociais, suas provocações, seus objetivos de mensagem direta e indireta.
Para sua maior e melhor compreensão abaixo descrevo algumas orientações:

* O CLIPE UTILIZA LINGUAGEM INFORMAL E SE APROPRIA DE JARGÕES UTILIZADOS PELOS GESTORES

*  O CLIPE UTILIZA TAMBÉM BASTANTE IRONIA PARA APRESENTAR "AVANÇOS" DAS PASTAS DO GOVERNO

* A LIBERDADE DE IMPRENSA E A LIBERDADE DE EXPRESSÃO, AMBAS CONFIGURADAS DIREITOS CONSTITUCIONAIS, SÃO EXERCIDAS SEMPRE QUANDO NÃO OFENDEM À HONRA DOS ATINGIDOS, DE MODO QUE TODO POLÍTICO PODE E DEVE SER CRITICADO PARA O SAUDÁVEL EXERCÍCIO DA DEMOCRACIA. 

* DESDE A REDEMOCRATIZAÇÃO DO BRASIL, TODOS OS PRESIDENTES FORAM ALVOS DE SÁTIRAS DE PROGRAMAS DE TELEVISÃO. NOS ESTADOS UNIDOS, POR EXEMPLO, ISSO É COMUM INCLUSIVE EM PERÍODO ELEITORAL. 


Comentários

Magno Gouveia disse…
Nome: Magno Junior
Série: 3º Ano D
Número: 24

Lógo de cara é visívelmente nítido a paródia ironizando a figura do atual presidente do Brasil, destacando a ironia e a paródia como duas ferramentas de
interação. No fundo do video, atrás dos atores, se passa imagens condizendo com a letra da paródia.
Podemos identificar que é um video critico, pois é objetivo á dar um "toque" no governo para conscientiza-lo que as ações propostas por eles não estão sendo cumpridas. O bom desta sátira é que consegue alcançar um enorme público, fazendo com que chegue até mesmo no governo.
Na ditadura militar no Brasil, era proibido qualquer veículo de comunicação crítico ás ações do governo. Tornando a mente das pessoas menos "aberta" ao que ocorria e que poderia melhorar para a população brasileira.
Unknown disse…
O video é claramente uma critica ao governo Bolsonario, e as decisões de seus ministros, como o governo lida com a situação do pais deixando explicito o tema "Eles não se import com a classe média/pobre)
Ele satiriza a situação do pais usando um Chorma Key, onde os ministros estão sorridentes e alegres com imagens do Brasil em completo Caos ao fundo, dando mais enfase ao " Eles não se importam"
O direito de criticar vem de todos, porém a critica vem para ser algo contrutivo, não ofensivo, e essa satira faz uma critica saldavel, mas claro afetando a mente fraca dos politicos intocaveis e acima de todos, como ja diz o proprio presidente
Percebes que o comandante do pais não é correto quando sua filosofia é
"Deus acima de tudo, Brasil acima de todos"
em vez de
"Deus acima de tudo, Brasil junto de todos"



Luis Francisco Ciacia 2°A N°22
Unknown disse…
Marcos Kayan 2-A
N°:24
Então essas questões envolvem uma série de fatos e acontecimentos da nossa história nacional e mundial
O direito de expressão.
Porque se expressar antigamente era proibido não tínhamos esse direito de poder comentar criticar de forma filosófica.
E o vídeo abranje isso ele mostra a realidade, mas de uma forma engraçada.
Um jeito de atrair o público e se conscientizar
Já que temos o Livre arbítrio devemos usá-lo a favor daquilo que achamos errado e defender nosso ponto de vista
Ter opinião
Não quero defender ninguém até porque não sou a favor de ninguém
Só uma opinião
Sejam críticos
Anônimo disse…
Nome:Leticia Gouveia
Série:3°Ano C
N°19

Claramente é um toque de realidade no governo atual. Eles passaram que a proposta exibida, até o momento não foi cumprida. Hoje em dia temos liberdade de falar e se expressar, porque antigamente a maioria eram censurados. Literalmente o país está um caos e o que eles passam para gente, é que eles não estão se importando e se mostram muito satifeitos com isso, desde que eles estejam ganhando o dinheiro deles. Todo mundo tem sua liberdade e oportunidade de criticar, desde que seja uma crítica construtiva e que de alguma forma ajude a melhorar as coisas. Ele não faz jus da frase que tanto usa/fala. O bom desse tipo de vídeo é que alcança milhares de pessoas e que de alguma forma conscientize todo mundo.



Anônimo disse…
Caio Gabriel 3°A

A música e claramente uma critica tanto ao governo quanto as ações feitas pelo nosso presidente do Brasil Jair Messias Bolsonaro. A parodia mostra a falta de comprometimento com o povo brasileiro, a incompetência do governo, a visão debochada deles em relação a nós pobres e a falta de Preocupação a pandemia do covid-19.
O autor usufrui de uma música "tudo OK", musica no mundo do funk para criticar e satirizar o ocorrido.
Anônimo disse…
Nome:Tiago Costa Lima
Número: 33
Série: 3 ano A

Quando falamos de liberdade de expressão, devemos avaliar o tema que estamos comentando, um exemplo disso é a democracia, onde nós podemos sim criticar, pois cada um tem a sua própria forma de pensar, mas quando isso ocorre devemos respeitar a crítica da pessoa porque pode ser algo construtivo, já uma ofensa ou insulto, são formas de infringir em algo ou alguém de forma não saudável a pessoa, mas antes que você faça a sua crítica, devemos nos colocar na posição da pessoa e se auto criticar antes de qualquer coisa, antes de tudo, devemos usar a arte como forma de expressão para fazer alto crítica e provocar reflexões sociais as pessoas e ao sistema de forma que apenas com o olhar a pessoa já consiga refletir, mas sempre temos que ter respeito ao próximo independente do que ela pensa ou é, pois cada pessoa tem seu jeito de pensar e de criticar.
Unknown disse…
Bárbara correia Santana 3°A

O vídeo mostra claramente que os autores estão tirando sarro do governo atual, e da verdadeira condição do Brasil,a educação não está ok, a saúde está ok? A saúde está precária,a economia ok? A economia está totalmente péssima,o meio ambiente está bem prejudicado com todo acontecimento da Amazônia, segurança não temos,a referência do palhaço da ao entender que o nosso país é um verdadeiro circo e ele o palhaço, mostra tbm que todos do senado deve obedecer todas as ordens dele. A realidade do nosso país nao é oque se diz na música
UNKNOWN disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
UNKNOWN disse…
Mariana Figueiredo
3°A

No vídeo, Marcelo Adnet performa como o presidente Jair Bolsonaro e faz referência às constantes críticas do presidente à mídia e ao impasse entre o Legislativo e o Executivo.
“Segurança tá ok. Economia tá ok. Meio ambiente tá ok”. Aqui faz a crítica do aumento do dólar, a redução do PIB, a greve de policiais no Ceará e a devastação da Amazônia. E principalmente, crítica entre o Presidente e o Congresso.
Marcelo Adnet mostra a realidade do governo, porém no humor, fazendo com que chame mais a atenção do público, mostrando a população como a coisa está feia! A crítica não significa ofender, pois ela é objetiva, racional e fundamentada.


Anônimo disse…
Gustavo henrique Fagundes Pires
3°a
No video facilmente se identifica a satira contra o atual presidente Bolsonario, no qual diz que esta tudo bem no brasil, como ironia e imagens mostram oque realmente esta acontecendo atraves, dessa satira podemos ver que o governo realmente esta fazendo totalmente errado doque codiz com oque deveriam fazer, e atravez da liberdade de expressão eu posso comentar minha opiniao sobre esse video, como eles podem fazer essa satira atravez de video também sem ser intervidos pelo governo,isso não podia de jeito nem um antigamente na epoca da ditadura,porem o povo deveria abrir mais os olhos e ver os fatos não as promessas.
Unknown disse…
Gabriel Messias Queiroz
3°A

No vídeo que Marcelo adnet faz fala como o presidente Jair messias Bolsonaro se sente como o país está agora.A cultura tá ok.A educação tá ok.A segurança ta ok.A economia tá ok. fala sobre o aumento do dólar, a redução do PIB, greve das polícias em Ceará e a acontecimento da Amazônia e colocando a culpa nos jornalista. Marcelo adnet mostra como é a realidade no governo este vídeo ele faz pra mostrar ao publico mostrando como a coisa está feia
Anônimo disse…
Nome: Victor Machado da Silva N°37 2°D

O vídeo faz uma crítica sobre o poder e o mal gerenciamento do governo atual, faz enfase nos fatos que vem acontecendo, cuja usam como desculpas.
o vídeo utiliza muito ironia, que da para se entender que a situação atual só irá pior, além de mostrar ao fundo momentos de fracasso do governo Bolsonaro.
Podemos ver momentos cuja enfatizam a ´´guerra`` com a mídia e com a liberdade de expressão, fazendo com que seja entendido que a sátira ganhe um ar de seriedade, mesmo contendo um fundo musical popular e descontraído.
Anônimo disse…
Maria Eduarda flores n°23 3°c
É notório a crítica feita ao governo bolsonaro,faz-se uma ironia nós trechos " Cultura tá ok. Educação tá ok. Segurança tá ok. Economia tá ok.Meio ambiente tá ok."Pois uma cultura que obtém a desigualdade social,a onde a educação ainda tem um índice de analfabetismo alto não tá ok.O humorista Marcelo Adnet,usou o humor para enfatiza o atual governo,trazendo leveza e criatividade em sua crítica.
Unknown disse…
Emilly Venancio n°07 3°C Bom,o vídeo nitidamente claro, é uma paródia com muita ironia sobre o atual governo do país, por ser uma paródia ela provoca sacarmos, interação, ela mostra a realidade, a situação nesse caso da sociedade. O vídeo é uma paródia que contém críticas, críticas políticas, ao longo da paródia ela diz e mostra ao fundo coisas contraditórias, o vídeo tenta mostrar que muitas coisas estão erradas, e fora do lugar, e o governo não está se preocupando com isso, acredito que objetivo da paródia, toda a contradição e ironia dentro dela queira mostrar ao governo, ao presidente que o país precisa de atenção, e além de tudo orientá-los, ou alertá-los para a questão de que oque eles prometeram e promete não está sendo cumprido
Unknown disse…
Lívia Mendes N°27 2°D

O vídeo ilustra as más atitudes do presidente Jair Bolsonaro, com diversas ironias, sarcasmo e humor. Mostra a grande ignorância sobre diversos temas que afetam a toda a população, eles demonstram o enorm descaso que o presidente da República tem com nossa economia, saúde e ensino, o vídeo demonstra com uma manifestação de diversos ocorridos que vem tendo com o nosso país porém com uma certa leveza pois é uma paródia!
Unknown disse…
Maria Eduarda n°30 2° D

o vídeo utiliza muito irônia, até pq muitas coisas que Jair Bolsonaro tá falando no vídeo não tá Ok muitas coisas estão errada, e fora do lugar e o governo não está ce preocupando com isso.
Unknown disse…
Madalena Correa Da Silva
Turma:3°D
N°:23
Fizeram um clipe de uma forma criativa e de certa forma engraçada (depende de cada pessoa) mas de certa forma para fazer uma crítica em relação ao que tem acontecido atualmente no país.
Mas antes disso, levando tudo isso de forma criativa e com humor.
Criticando e mostrando que tem prejudicado a muitas pessoas, o vídeo é feito com bastante ironia pois citam como se as coisas estivessem sendo feitas sendo que não estão.
Vitoria disse…
Vitoria Marques Assunpção
3 ano A
Número : 35
Ao analisar a sátira percebe-se que o vídeo retrata de uma ironia visando a política , sendo assim, uma forma de demonstrar como a política se comporta de forma inadequada, ironizando a forma de se expressar . Convém lembrar que o vídeo tem por objetivo de provocar, indiretamente ou diretamente , através da arte e cultura , pela sua criatividade, pelo cenários , pela produção e pela forma de expressão. Portanto o papel da arte nesse cenário é essencial , poder transmitir algo , expor ideias, através da sátira e do sarcasmos, porém deve haver limites pois são assuntos sérios tratados de maneira descontraída, mas podem ser confundidas com os viés . É de extrema importância a produção , os personagens felizes, pois demonstra que eles querem uma intervenção política, e estão eufóricos fazendo algo como instrumentos para expor seus ideias .
Anônimo disse…
Priscila Daniele n°29 3°C

No vídeo da paródia, vemos a interpretação do humorista Marcelo adne em Jair Bolsonaro, onde diz, "tamo tranquilão pro desespero de vocês", mostra nitidamente a situação do país, críticando a alta do dólar, crescimento do PIB , também a devastação da Amazônia, citam ironizando, "educação ta ok", "cultura ta ok", "segurança tá ok", "econômia ta ok", onde na verdade vivemos o contrário disso.
Anônimo disse…
O vídeo em si crítica o governo e ações do nosso Presidente. O vídeo é uma paródia que mostra como o povo brasileiro é. O país está um caos e ninguém realmente se importa, só se importam com o dinheiro.

Larissa Barboza dos Santos (24)
3°ano B
Unknown disse…
Rafaella Camargo de Jesus
N30
3C

O vídeo faz uma crítica sobre o Presidente
Acredito que através do humor o maior canal do país utiliza para mostrar aos cidadadoes o atual estado do país pelo comando do presidente atual, que muito bem feito por sinal fazem bastante críticas de uma forte descontraída e ironizam muitas falas que o Presidente faz "Educação tá ok" sendo que o índice de Educação não está nada bom não está ok.
Samyra Toni Delsoto 30- 3º A

Piadas com memes, paródias, caricaturas, sempre foram feitas para zombar, desdenhar, criticar ou ridicularizar pessoas importantes, famosas, governos, ministros, pastores e outros.
Esse clipe satirizando o atual governo, é apenas mais uma critica, que embora tenha arte nessa criatividade, está longe de ser culto.
Este vídeo critica a atual cultura, educação, segurança, economia, dólar, meio ambiente, como se antes do Palhaço, tudo era perfeito.
Embora aceitem ou não, quanto mais tentam detonar o Palhaço, porque não querem perder a mamata, a tv globo e seus funcionários, estão atirando no próprio pé.
O fato é que o Palhaço quer arrumar o estrago feito em 16 anos, e está fazendo muito mais do que aqueles que se achavam donos do circo.
A sátira faz provocações, com mensagens diretas e indiretas, mas na realidade estão desdenhando as mudanças que o Palhaço está fazendo, pois o circo de antes era com certeza bem pior.
O clipe ironiza avanços das pastas do governo, esquecendo que os ministros atuais, mas do circo anterior, vetam projetos do Palhaço em questão.
A liberdade de imprensa e a liberdade de expressão, nunca em sua existência desrespeitou tanto um pais, seu presidente e o povo brasileiro, como o fazem hoje
Todos os presidentes foram alvos de sátiras, por seus roubos e corrupções, mas o Palhaço, por falar a verdade e ter ficha limpa.
Unknown disse…
É notória a crítica que o artista faz com os novos governadores do país, principalmente ao atual presidente. Destacando sua ironia onde a paródia conta como os governantes estão “tranquilos” com a educação, segurança, economia e cultura.
O autor expressa o que muitos dos brasileiros pensam sobre o atual governo onde a democracia existe mais não é ouvida da maneira correta, onde tudo está errado mas eles não dão a mínima para a sociedade. Toda a ironia no vídeo só que mostrar ao governo que o país precisa de atenção, onde ele possa assumir e cumprir seu dever da maneira correta e com responsabilidade.

Daniele Araújo
N:09
Série: 3°A

Postagens mais visitadas deste blog

COLETIVO DIVERSOS É REFLEXÃO POR UMA SOCIEDADE MAIS JUSTA