ATIVIDADE DE ANÁLISE CRÍTICA - ENSINO MÉDIO (durante a quarentena)

por - 31 março

O humorístico da TV Globo, roteirizado pelo comediante Marcelo Adnet, criou um clipe satirizando o atual governo federal, através da paródia de uma música do estilo funk; na encenação aparecem personagens caricaturados de ministros do governo e são exploradas frases polêmicas proferidas pelos gestores em entrevistas concedidas recentemente. Diante da obra apresentada, crie uma análise crítica (aproximadamente 20 linhas) sobre o clipe. 
Lembrando que essa é uma atividade de análise ARTÍSTICA E CULTURAL e não política; de modo que você pode sim, tecer comentários políticos livremente, porém o foco da atividade é analisar o contexto e as estratégias utilizadas pelo humorista, sua criatividade, seu impacto nas redes sociais, suas provocações, seus objetivos de mensagem direta e indireta.
Para sua maior e melhor compreensão abaixo descrevo algumas orientações:

* O CLIPE UTILIZA LINGUAGEM INFORMAL E SE APROPRIA DE JARGÕES UTILIZADOS PELOS GESTORES

*  O CLIPE UTILIZA TAMBÉM BASTANTE IRONIA PARA APRESENTAR "AVANÇOS" DAS PASTAS DO GOVERNO

* A LIBERDADE DE IMPRENSA E A LIBERDADE DE EXPRESSÃO, AMBAS CONFIGURADAS DIREITOS CONSTITUCIONAIS, SÃO EXERCIDAS SEMPRE QUANDO NÃO OFENDEM À HONRA DOS ATINGIDOS, DE MODO QUE TODO POLÍTICO PODE E DEVE SER CRITICADO PARA O SAUDÁVEL EXERCÍCIO DA DEMOCRACIA. 

* DESDE A REDEMOCRATIZAÇÃO DO BRASIL, TODOS OS PRESIDENTES FORAM ALVOS DE SÁTIRAS DE PROGRAMAS DE TELEVISÃO. NOS ESTADOS UNIDOS, POR EXEMPLO, ISSO É COMUM INCLUSIVE EM PERÍODO ELEITORAL. 


VEJA TAMBÉM

23 comentários