EXPLICAÇÃO DIDÁTICA SOBRE ATIVIDADE DE ARTES PARA REALIZAR EM CASA DURANTE A QUARENTENA

por - 30 abril

POSTAGENS PARA OS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO DA E.E. TOMIE OHTAKE (já que o APP do governo estadual tem tido muita instabilidade e não tenha previsto aulas de artes para esses primeiros dias) MARQUEM OS ESTUDANTES DO SEGUNDOS E TERCEIROS ANOS NESSA POSTAGEM...

Queridos alunos, postei recentemente essa atividade, no meu site, que compartilho agora, para os terceiros anos. É uma atividade muito simples, de análise crítica de uma sátira que viralizou nas redes sociais. Basta uma resposta dissertativa de 10 à 20 linhas. Podem responder no próprio site, assim facilita o trâmite de envio.
NÃO ESQUECAM DE COLOCAR NOME E ANO. Abaixo; algumas questões para FACILITAR SEU ENTENDIMENTO, ARGUMENTAÇÃO E RESPOSTA.

Obs. NÃO precisa responder as questões abaixo uma por uma, repito, elas servem para ajudar na construção de sua dissertação.

APÓS ASSISTIR O VIDEOCLIPE REFLITA SOBRE ESSAS QUESTÕES...

1) É saudável para a democracia que todos os poderes sejam passíveis de críticas?
2) Existe diferença entre criticar e ofender?
3) Todo profissional deve fazer uma auto-crítica?
4) É também papel da arte denunciar injustiças e provocar reflexão social?
5) Na história da arte há movimentos artísticos e culturais que fizeram críticas ao sistema?
6) O audiovisual tem o poder de nos fazer refletir sobre ineficiências públicas?
7) Existe imparcialidade na mídia ou todo formador de opinião, que detém espaço na mídia expressa, mesmo que indiretamente, expõe suas posições pessoais?
8) A sátira é uma grande característica de diferentes linguagens como no desenho (charge, cartoon...) na música através das paródias, no teatro em cenas contundentes em grandes comédias, no audiovisual (que incluem o cinema, programas de TV, etc) nessas sátiras há ironias e indiretas que nos faz pensar por outro viés sobre o conteúdo apresentado. Lembre de alguma sátira que você tenha assistido nos últimos meses. Ela cumpriu seu papel de provocar, informar???
9) Liberdade de expressão pode ser confundido com preconceitos, racismo, xenofobia, homofobia???
10) Durante o período da ditadura militar no Brasil, nenhum veículo de comunicação podia criticar as ações do governo. O que você acha sobre isso?
11) Há interesses de grandes MÍDIAS em criar conteúdos que apoiem ou não apoiem gestões públicas?
12) O poder público tem o dever de prestar satisfação de todos os seus atos à população?
13) o FUNK é parte da cultura da periferia ou você só considera "cultura" aquilo que você gosta?
14) O estudo da linguagem visual é chamado de "Semiótica" formado por signos, que são símbolos que transmitem mensagens explícitas ou implícitas. Os símbolos que aparecem no videoclipe sugerem algo ou foram inseridos aleatoriamente?
15) A cultura de massa é o meio pelo qual temos acesso à informação, seja pela internet, pelo rádio, televisão ou mídia impressa, que são os jornais; você lê diferentes referências para se informar?
16) O vídeo demonstra personagens felizes, eufóricos e orgulhosos de seus feitos. O que essa produção quis dizer com isso?
17) Você acha que deve haver limites para o humor?

DURANTE O PERÍODO DE AULA ESTOU À DISPOSIÇÃO EM TODOS OS CANAIS DE COMUNICAÇÃO PARA SANAR DÚVIDAS (whatsApp, blogger, youtube, facebook, twitter, facebook, instagram e o centro de mídias digitais da rede estadual) 

CURTAM A PÁGINA DA ESCOLA E ENTREM NO GRUPO QUE CORRESPONDE A SUA SÉRIE/ANO. E.E.Tomie Ohtake

E o link da atividade http://www.tiagoortaet.com/2020/03/atividade-de-analise-critica-ensino.html?m=1

VEJA TAMBÉM

6 comentários