EXPLICAÇÃO DIDÁTICA SOBRE ATIVIDADE DE ARTES PARA REALIZAR EM CASA DURANTE A QUARENTENA

POSTAGENS PARA OS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO DA E.E. TOMIE OHTAKE (já que o APP do governo estadual tem tido muita instabilidade e não tenha previsto aulas de artes para esses primeiros dias) MARQUEM OS ESTUDANTES DO SEGUNDOS E TERCEIROS ANOS NESSA POSTAGEM...

Queridos alunos, postei recentemente essa atividade, no meu site, que compartilho agora, para os terceiros anos. É uma atividade muito simples, de análise crítica de uma sátira que viralizou nas redes sociais. Basta uma resposta dissertativa de 10 à 20 linhas. Podem responder no próprio site, assim facilita o trâmite de envio.
NÃO ESQUECAM DE COLOCAR NOME E ANO. Abaixo; algumas questões para FACILITAR SEU ENTENDIMENTO, ARGUMENTAÇÃO E RESPOSTA.

Obs. NÃO precisa responder as questões abaixo uma por uma, repito, elas servem para ajudar na construção de sua dissertação.

APÓS ASSISTIR O VIDEOCLIPE REFLITA SOBRE ESSAS QUESTÕES...

1) É saudável para a democracia que todos os poderes sejam passíveis de críticas?
2) Existe diferença entre criticar e ofender?
3) Todo profissional deve fazer uma auto-crítica?
4) É também papel da arte denunciar injustiças e provocar reflexão social?
5) Na história da arte há movimentos artísticos e culturais que fizeram críticas ao sistema?
6) O audiovisual tem o poder de nos fazer refletir sobre ineficiências públicas?
7) Existe imparcialidade na mídia ou todo formador de opinião, que detém espaço na mídia expressa, mesmo que indiretamente, expõe suas posições pessoais?
8) A sátira é uma grande característica de diferentes linguagens como no desenho (charge, cartoon...) na música através das paródias, no teatro em cenas contundentes em grandes comédias, no audiovisual (que incluem o cinema, programas de TV, etc) nessas sátiras há ironias e indiretas que nos faz pensar por outro viés sobre o conteúdo apresentado. Lembre de alguma sátira que você tenha assistido nos últimos meses. Ela cumpriu seu papel de provocar, informar???
9) Liberdade de expressão pode ser confundido com preconceitos, racismo, xenofobia, homofobia???
10) Durante o período da ditadura militar no Brasil, nenhum veículo de comunicação podia criticar as ações do governo. O que você acha sobre isso?
11) Há interesses de grandes MÍDIAS em criar conteúdos que apoiem ou não apoiem gestões públicas?
12) O poder público tem o dever de prestar satisfação de todos os seus atos à população?
13) o FUNK é parte da cultura da periferia ou você só considera "cultura" aquilo que você gosta?
14) O estudo da linguagem visual é chamado de "Semiótica" formado por signos, que são símbolos que transmitem mensagens explícitas ou implícitas. Os símbolos que aparecem no videoclipe sugerem algo ou foram inseridos aleatoriamente?
15) A cultura de massa é o meio pelo qual temos acesso à informação, seja pela internet, pelo rádio, televisão ou mídia impressa, que são os jornais; você lê diferentes referências para se informar?
16) O vídeo demonstra personagens felizes, eufóricos e orgulhosos de seus feitos. O que essa produção quis dizer com isso?
17) Você acha que deve haver limites para o humor?

DURANTE O PERÍODO DE AULA ESTOU À DISPOSIÇÃO EM TODOS OS CANAIS DE COMUNICAÇÃO PARA SANAR DÚVIDAS (whatsApp, blogger, youtube, facebook, twitter, facebook, instagram e o centro de mídias digitais da rede estadual) 

CURTAM A PÁGINA DA ESCOLA E ENTREM NO GRUPO QUE CORRESPONDE A SUA SÉRIE/ANO. E.E.Tomie Ohtake

E o link da atividade http://www.tiagoortaet.com/2020/03/atividade-de-analise-critica-ensino.html?m=1

Comentários

Unknown disse…
Escola: Tomie Ohtake (Gleba)
Nome: Letícia Aparecida Corrêa Fernandes Série: 2° A

Trabalho de Artes

Não nada é saudável pra democracia ,sim,sim deve ,sim muitos ,sim porque a gente presta muito atenção.Sim porque o que a gente vê na mídia pode ser verdade ou não,sim ele provocou , dependendo da situação.Eu penso que nessa época era muito rigoroso críticar o governo até hoje é , depende da mídia ,tem mais eles não fazem ,Funk é cultura da periferia ,sugerem algo ,sim eu leio. Sim apresenta só que eles estão zoando ,sim eu acho porque humor pra mim é fazer as pessoas rirem e nesse vídeo passou essa informação tem outros humores que não cumpri com essa informação.
Unknown disse…
exite sim, crítica é você dizer a pessoa o que está errado, para que ela possa melhorar para um futuro melhor, para um melhor desempenho. ofender é você julgar, maltratar a pessoa com falar inapropriadas e sem construção nenhuma para o futuro ou para um bom desempenho dessa pessoa.
deveriam sim, todos nós deveríamos fazer uma auto crítica, seria bom para nós para a sociedade, para uma boa comunicação, para um melhor entendimento
sim, até porque pela arte conseguimos alcançar lugares, aonde só o falar não alcança
sim, há sim movimento artísticos e culturais que fazem críticas ao sistema
não me lembro de nenhuma que assisti
pode sim, podem interpretar de uma forma errada, como já vi várias vezes, as pessoas interpretam de forma errada
acho ridículo, porque naquela época todos deveria ter o direito de voz
eu considero cultura o que realmente é cultura, independente de gostar ou não
Sugerem diz, e estão dizendo que está tudo ok no governo
não, o único meio que eu uso é a internet estão meio que zuando o governo, dizendo as a economia do país está ok, mas não está
acho sim, as vezes passam do limite, fazendo brincadeira com coisas muito sérias
Unknown disse…
Esqueci de colocar meu nome

Giuliana Dos santos
3° D
Ryan Lucas 3 D disse…
A promoção dos direitos, liberdades e garantias é essencial para o fortalecimento da democracia e do Estado de Direito em diversos países do mundo, notadamente a partir da dimensão dos direitos fundamentais.
Embora os direitos fundamentais variem quanto à nomenclatura, à compreensão dogmática e à forma de exteriorização nos distintos ordenamentos jurídicos, pode-se dizer que têm, como funções básicas, a defesa da liberdade individual e a limitação do Poder.
Você costumar ter autocrítica na sua vida profissional?
A (autocrítica) se dá a partir da análise dos seus próprios atos, modo de agir, erros cometidos e possibilidades de melhoria.
Ser autocrítico no setor profissional, principalmente quando você ocupa cargos de gestão, é imprescindível para se aperfeiçoar enquanto líder.
O funk é uma mistura de ritmos e de influências musicais que conquistou o mundo. e hoje em dia e escutado em todo mundo e se tornou uma cultura querendo!.E independente da vontade da pessoa ou não,o funk hoje em dia e uma cultura.
Unknown disse…
1Sim, contanto que sejam respeitosas e construtivas, e é claro que a indignação do povo em relação ao estado tem de ser considerada.
2Sim, quando critica algo de forma respeitosa ha possibilidades de mudar para algo melhor, quando ofende só machuca e provoca ódio.
3Sim, é fundamental para crescimento profissional e pessoal.
4Sim, a arte tem o poder de dar voz a liberdade.
5Sim, um exemplo ocorreu aqui mesmo no Brasil, na época da "ditadura" ou "golpe militar", quando diversos cantores se manifestavam através de suas músicas algumas como se fossem codigos outras mais expostas, onde tais artistas tiveram que fugir para sua segurança.
6Sim, pois além de mexer com nossos sentidos, também opera em nossos sentimentos através do cérebro
7A mídia tem diversas opiniões expressadas de diferentes formas, mas como muita coisa a mídia também é comprada e destorcida para os mais favoráveis.
8A ultima sátira que me recordo foi sobre nosso governo e tinha a intenção de ofender.
9Sim, muitas pessoas confundem sua liberdade de expressão com achar que tem o direito e o poder de humilhar, machucar, ofender e agredir verbalmente.
10Foi uma atitude desrespeitosa contra as leis de liberdade e violenta, para omitir uma liderança preconceituosa, individualista e muito além de capitalista.
11Em minha visão as grandes mídias apoiam quem a favorece em determinado momento, é como um jogo onde elas que não podem ser manchadas, então fazem suas jogadas favorecendo a própria imagem e não a credibilidade das gestões públicas.
12Tem o dever de transparência, porém não cumpre.
13O funk faz parte da nossa cultura, e escolhe gostar do estilo musical quem quer.
14Não, tiveram a intenção de ironia e sarcasmo contraditório ao que era dito.
15Sim, ouço jornais e acompanho pelas redes sociais e as vezes por sites também.
16Ela foi sarcastica, mostrando que as coisas tem que mudar
17Sim.
Nome: Bianca Colognesi Moutinho serie: 2 ano A
Anônimo disse…
Nome: Gustavo Pereira Silva (15)
Série: 3ºB

Hoje existe uma dificuldade das pessoas conseguirem diferenciar uma crítica de uma ofensa, ainda mais quando a crítica é direcionada a algo que você defende e acredita. No geral pensa-se que algo ou alguém que esteja criticando uma coisa da qual participo ou protejo, está me atacando, logo "devo contra atacar". Esse tipo de pensamento faz com que os índices de intolerância no Brasil e no mundo cresçam cada vez mais. Portanto é de suma importância entender que uma crítica visa apontar os benefícios e malefícios do objeto em foco, já uma ofensa visa insultar uma pessoa ou algo.
No caso da sátira em foco aqui, o ator e comediante Marcelo Adnet foi duramente ofendido, por diversas pessoas nas redes sociais, justamente por essa polarização social que vivemos hoje, devemos saber diferençar as coisas e debater com inteligência, sabendo que nunca seremos totalmente opostos, o mundo não é preto, nem branco, o mundo é cinza!

Postagens mais visitadas deste blog

AULA ESPECIAL - PESQUISA NA SALA DE INFORMÁTICA: VESTIDO DA LADY GAGA * O QUE VOCÊ ACHA???