NOVO LIVRO INFANTIL DE TIAGO ORTAET "ARTHUR - o menino que ama os bichos"

Professor Tiago Ortaet lança seu novo livro infantil sobre proteção animal

Um misto de história real com a fantasia do universo infantil, uma história sobre proteção animal e a imaginação da criança.

Assim a obra literária "Arthur - o menino que ama os bichos" se apresenta como uma boa provocação para ler em família e uma vitrine em comum para suspirarmos pelos nossos bichinhos de estimação, que são membros importantíssimos da família. Por se tratar de uma história que acontece, principalmente no seio familiar, o livro instiga que os pais leiam para seus filhos e juntos reflitam sobre os direitos dos animais.
A história apresenta as aventuras do menininho Arthur que inventa um clube de protetores dos animais com seu irmão e seus pais. Eles saem às ruas para encontrar cachorrinhos famintos e alimentá-los. Nessa empreitada, Arthur e sua família decidem adotar um bichinho abandonado no centro de zoonose da cidade. Num passeio ao zoológico Arthur tem a ideia de soltar todos os bichos para que eles fiquem livres pela cidade, daí uma grande confusão acontece. A história expõe a urgência de cuidados com os bichinhos em todos os sentidos.

O autor da publicação é o Professor Tiago Ortaet que se inspirou na paixão de seu filho caçula pelos animais para compor a aventura literária. Além de escritor Ortaet está diretor de direitos humanos da cidade de Guarulhos, ativista social e apresenta seu quarto livro infantil; ele também é autor de "Quem tem medo do medo?" lançado em 2016 pela editora Uirapuru, "João Mexilão" publicado pela editora Coelho Rosa em maio desse ano e "Bia-poesia" ainda em fase de produção. O escritor guarulhense costumeiramente aborda a educação familiar em suas obras, além de temas sensíveis que são marcas do seu trabalho artístico.
Sua mais recente obra é uma publicação da editora Antropoletras, tem trabalho gráfico da empresa Domíno Design e ilustrações do artista Elder Santos Nunes que explorou formas e cores para dar vida ao enredo da história com muita dinâmica dos inquietos personagens. Nunes explorou da explosão de cores à profusão de acontecimentos no ponto alto do livro que dentre outros aspectos homenageia o departamento de proteção animal e até os servidores públicos.
A obra foi prefaciada pela médica veterinária e atual diretora do DPAN de Guarulhos, Dra. Juliana Kopczynski e traz além de boas risadas e reflexões da criançada, também espaços interativos para que os leitores expressem suas considerações a partir do tema abordado.
O livro foi todo concebido e produzido durante a pandemia da Covid19 em Guarulhos, momento em que as adoções de bichos de estimação cresceram consideravelmente, como apontam dados da própria prefeitura. O livro incentiva a adoção responsável.
O autor, que lecionou por 18 anos na rede pública de ensino, vê o enredo como estrategicamente didático para ser trabalhado em sala de aula "Uma educação que promova valores humanos, passa, necessariamente, pela concepção de humanidade integrativa, onde somos todos interligados, conectados entre natureza e seres humanos, entre respeito e proteção; nesse sentido a história do menininho Arthur é uma oportunidade muito enriquecedora de refletir coletivamente nas muitas possibilidades que temos de praticar esse olhar afetuoso no nosso dia a dia. As crianças aprendem, principalmente pelo exemplo" destaca o autor.

O pré-lançamento da obra será no sábado, 11 de dezembro, às 14h30 no Espaço Livre Café Bar – Avenida Salgado Filho, 1453 – Guarulhos. Parte da venda do livro será revertida para compra de ração para os animais abandonados.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

QUE FILME....

AULA ESPECIAL - PESQUISA NA SALA DE INFORMÁTICA: VESTIDO DA LADY GAGA * O QUE VOCÊ ACHA???